Novembro 2019
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Nenhum evento

Nota 2 Imagem 2 20 11 248

Espaço Sindical clique aqui

voz da categoria 248 final

A Educação Muda a Vida!

Em tempos de períodos eleitorais, sempre o tema Educação surge e neste processo recentemente ocorrido, não foi diferente. Talvez, a diferença é que se protagonizou (e ainda perdura) as concepções de uma Educação Pública e igualitário, versus uma proposta de Educação mercadológica, voltada aos interesses uma pequena e poderosa parcela da população: O grande mercado.

A Universidade, por exemplo, não pode perder o seu caráter de instituição social, para o que chamamos de organização social, muito por conta de já tentativas de propostas para finalidade mercantilista. De uns anos para cá, tem se acentuado essa visão, de que as Universidades percam sua finalidade de acesso público, para atender uma fatia do mercado, que vê na Educação uma possibilidade rendosa. Há uma grande preocupação, porque muita luta travamos para que a Educação, o acesso à Universidade Pública, cada vez fosse inclusiva e ressalto a política de cotas, sejam raciais, sociais, para que pobres, negros, índios conseguissem acessar o espaço da Universidade Pública, foi um grande avanço de muitas lutas. A Universidade com as cotas, hoje, não é somente para brancos. Penso, na minha própria trajetória de vida, de quem estudou sempre em escolas e Universidades Públicas e também de tantos jovens pobres, negros, índios que conseguiram acessar a Universidade e de sonhos e possibilidades que se abriram com o acesso à Educação. Os ataques a Educação e às Universidades Públicas tem sido conscientemente pensado com o objetivo de retirar seu papel de direito e atribuir valor de serviço, ou seja, permitir a privatização, torna-la lucrativa, através de cobranças de mensalidades, direcionada a uma fatia da sociedade, que é o mercado o capital.

Nós, precisamos abraçar a defesa da Educação e Universidade Pública. Não podemos retroceder. Ao contrário é preciso avançar, permitir que a Universidade, que continue pública, de qualidade e inclusiva. Que sua função continue na perspectiva de uma formação de homens e mulheres dispostos a construir um mundo melhor e instigar a cultura da paz, do pertencimento, da justiça. O espaço educativo da escola, da Universidade devem continuar sendo lugares de trocas, de exercício de cidadania, de aprendizagens mútuas que nos possibilitam crescimento e mudanças nas nossas práticas de vida e profissional. A cultura do ódio, segregações e de individualismo, vai na contramão de um projeto de sociedade humanitária, amorosa e coletiva. Não, podemos aceitar retrocessos.

 

Loiva Isabel Marques Chansis (Pedagoga, Servidora Pública Federal e Doutoranda em Educação CE-UFSM)



A seção A voz da categoria foi criada para proporcionar um espaço no qual a base da Assufsm possa manifestar suas opiniões, através de artigos dissertativo-argumentativos, sobre as questões sindicais que permeiam o espaço acadêmico e o mundo do trabalho.

Os artigos devem ser enviados para o email comunicaassufsm@gmail.com em formato .doc, com no mínimo 3mil caracteres com espaço (cerca de 1 lauda, fonte arial, tam 12, espaçamento 1.0) e no máximo 6mil carac. com espaço (cerca de 2 laudas, fonte arial, tam 12, espaçamento 1.0). Devem conter título e assinatura do autor, com nome, e um breve perfil (no máximo 3 linhas).

Os artigos serão atualizados semanalmente, de acordo com o recebimento dos textos.

-- A Assufsm ressalta que os artigos não expressam a opinião da entidade, sendo de inteira responsabilidade de seus autores. Textos com conteúdos ofensivos ou pejorativos não serão aceites para publicação, uma vez que esse espaço busca proporcionar crescimento e acúmulo de conhecimento através de textos que promovam a reflexão e ampliem o senso crítico da comunidade universitária.

Veja outros artigos da Voz da Categoria clicando aqui.



Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (ASSUFSM)

CNPJ 88.112.420/0001-00 - Fones (55) 3220-8123 e (55) 3220-8385 - Fax: (55) 3226-2600

Campus Universitário, Prédio da Administração Central, 10º andar, sala 1006

E-mails: secretaria.assufsm@terra.com.br (Secretaria) comunicaassufsm@gmail.com (Assessoria de Comunicação)

SINTEST-RSFASUBRAFASUBRA