DIA 08 DE MARÇO, DIA DE PARAR!

Os anos passam, as cenas de violência contra as mulheres apenas trocam de cena, de personagens, onde as vítimas continuam as mesmas, que são as mulheres.

Durante todo o ano, mulheres são massacradas, violentadas, sem piedade. No dia 08 de março as campanhas, a mídia aproveita para “bombar“e lucrar nessa data. Posterior a isso, somos esquecidas. Por mais que façamos a luta, brigamos para que sejamos respeitadas, há muito ainda para ser feito. Muitas mulheres não entendem o significado da luta contra a violência, machismo, o direito ao nosso corpo, tem consciência... Portanto, dia 08 de março, temos que reforçar num único grito, numa única voz, que somos mulheres, que devemos ser protagonistas de nossa história, que não somos sexo frágil. Ao contrário, somos fortes e que não foi em vão a luta das operárias no ano de 1857 de uma fábrica em Nova York que fizeram uma grande greve por condições de trabalho, pelos seus direitos.

Precisamos combater o machismo, a violência, o assédio sexual que convivemos no trabalho, nas ruas e até mesmo dentro de casa. São tantas as histórias que ouvimos, que vivenciamos, de piadinhas, de insinuações, das ofensas psicológicas, de violência física, de violência que dói na nossa alma e que na maior parte das vezes nos cala, silencia.  Até quando receberemos salários desiguais, inferiores, nossos corpos servirão de mercadoria, nas propagandas, nos comerciais? Até quando seremos julgadas pelas roupas que usamos? Até quando somos impedidas de sair, sem sermos atacadas?

Até quando mulheres deixarão de ser mortas? Até quando as estatísticas continuarão aumentando de mulheres que são massacradas, violentadas?  Mais uma data, mais um clamor de liberdade, mais um momento em que devemos nos empoderar e dizer um basta a toda violência, machismo.

Este ano, houve uma chamada por mulheres mundialmente, a greve Internacional no dia 08, afim de que as mulheres estivesse nas ruas, nos debates, nas marchas combatendo e lutando contra todo o tipo de violência. Aqui na nossa cidade, muitas atividades ocorreram. É importante que possamos participar, buscar informações, ajudarmos umas as outras para que possamos dar um basta à  toda a violência, aos crimes que são praticados contra todas nós.

“Unidas somos mais, unidas somos fortes.”

Loiva Chansis

Técnica-Administrativa em Educação