Filiese

Temporada de Verão 248px

Novembro Negro: Assufsm organiza atividades para o mês da Consciência Negra

Calendário completo final

Na segunda-feira, 05 de novembro, às 20h no Centro de Convenções da UFSM inicia as atividades unificadas do Mês da Consciência Negra que está sendo promovida pela Assufsm, UFSM e, grupos e coletivos negros de Santa Maria.

O mês de novembro é reservado para reforçar a valorização, reconhecimento e afirmação da luta negra. A data homenageia Zumbi, líder negro do Quilombo dos Palmares e tem por objetivo refletir sobre a luta negra e reconhecer a contribuição desta população para o desenvolvimento do país.

Neste ano, o calendário de atividades unificadas se prolonga durante todo o mês, com debates, rodas de conversa, cine-debates, culturais e a tradicional feijoada. Confira as atividades organizadas pela Assufsm.

6 de novembro (terça-feira) no Hall da Reitoria, às 16h30

“Debate sobre Saúde Mental da População Negra” com Ticiane Lúcia dos Santos (psicóloga); Lourival Pinto Filho (psicólogo); Juliane Loreto (estudante de psicologia) e Edemilson Xavier (enfermeiro aposentado). A coordenação da mesa será do técnico-administrativo em educação Aldrei Alfaro.

8 de novembro (quinta-feira) no Hall da Biblioteca Central (UFSM), às 16h30

“Roda de Conversa sobre Religiões Afro-brasileira” com Cleocir Guimarães Cristino (Babalorixá de Oxum Docô); Daniela Silva (Daniela de Yansã); Sandra Aires (Iyá Sandra de Oxum); Henrique Silva (Babalorixá de Oxalá) e Ronaldo Barbosa (Babalorixá de Ogum). A coordenação da mesa será dos técnico-administrativos em educação Eloiz Cristino e Valdemir Rodrigues.

13 de novembro (terça-feira) na Sala 218 da Reitoria, às 14h

“Debate Trajetória de Negras(os) da UFSM e convidadas(os)” com Valdemir Rodrigues (TAE); Silvia Beatriz da Silva (TAE); Sérgio Roberto da Silva (policial federal aposentado); Mayara de Oliveira (TAE) e Alcione do Amaral (professora estadual aposentada). A coordenação da mesa será da técnico-administrativa em educação Cassiana Marques.

25 de novembro (domingo) Sede Campestre da Assufsm, às 12h

Tradicional Feijoada e oficinas sobre a cultura negra.

27 de novembro (terça-feira) no Auditório da Antiga Reitoria, às 14h

“Mulheres Negras na Política” com Alice Carvalho dos Santos(candidata a deputada estadual pelo PSOL); Karen Santos (candidata a deputada estadual pelo PSOL); Lya Sandrali (candidata a deputada estadual pelo PT) e Jucineide Vaz dos Santos (vereadora PT). A coordenação da mesa será da estudante Andressa Mourão Duarte.

28 de novembro (quarta-feira) no Hall da Reitoria, às 16h

“Reflexo do Racismo Institucional na Universidade” com Victorya Vieira (estudante de Direito); Mayara de Oliveira (TAE) e Elisandro Ferreira (advogado). A coordenação da mesa será da TAE Débora Marshall e do TAE Victor Lopes.

Além das atividades promovidas pela Assufsm, durante todo o mês estarão acontecendo ações em alusão ao Mês da Consciência Negra (ver a programação completa aqui).