• 10349021 10152490505923833 3661379218707423648 n
  • Icone Facebook
  • YouTube Icone

filie-se

Agosto 2017
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
Sab Ago 19 @ 9:00AM -
2º Seminário Unificado em Defesa do Serviço Público
Qua Set 06 @ 2:00PM -
GT Aposentados

  calendário geral248

Histórico

Em 18 de setembro de 1973 foi fundada, oficialmente, a Associação Beneficente dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria – ABS. A ata de fundação foi assinada por dezesseis pessoas, entretanto, segundo relatos, o movimento pró-associação estava sendo trabalhado desde a década de 60, reunindo na época um grande número de adeptos.

Foram quatro anos de trabalho estritamente beneficente, mas configurou-se a necessidade de uma organização para fazer frente à brutal situação de crise em que se encontravam os trabalhadores técnico-administrativos da UFSM. As condições de trabalho e a defasagem salarial levaram a categoria dotar a ABS de caráter reivindicatório-sindical. Foi em 1978 que a ABS (Associação Beneficente dos Servidores) deixou de ser somente beneficente, passando a ser uma associação de classe, entidade de caráter sindical, embora por lei, ainda os servidores não pudessem ser sindicalizados.

A luta dos técnico-administrativos para ter uma representação sindical reconhecida pela legislação brasileira é bastante antiga. Somente na Constituição de 1988 é que foi conquistada esta possibilidade, apesar da discussão ser bem anterior (data de 1980). Dessa discussão saiu a deliberação, em nível de FASUBRA, para constituir os Sindicatos Estaduais de Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau – SINTEST transformando as Associações de Servidores, localizadas nas Instituições de Ensino Superior, em Seções Sindicais desses Sindicatos Estaduais.

Em 1990, foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado do Rio Grande do Sul – SINTEST/RS, cuja base eram os técnico-administrativos das quatro universidades do estado e a Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre, reunindo aproximadamente 15.000 filiados. A direção do sindicato era colegiada e permitia a participação de todas as forças políticas, através da proporcionalidade qualificada. Diante disso, coube à base da categoria destas associações de servidores, nas respectivas IES, discutirem a transformação da estrutura associativa para a estrutura sindical. Neste processo, as associações transformam-se em seções sindicais do SINTEST / RS.

Na UFSM, após discussões em setores, encontros, seminários e assembléias, a Associação dos Servidores da UFSM foi transformada em Associação dos Servidores da UFSM – Seção Sindical do SINTEST/RS, isto em 19 de setembro de 1990. Na mudança estatutária, o sistema presidencialista foi substituído por coordenações e o preenchimento dos cargos passou a ser feito através da proporcionalidade qualificada entre as chapas concorrentes. A primeira coordenação dessa seção sindical foi empossada em janeiro de 1991.

Caracterização da organização

A ASSUFSM é uma seção sindical do SINTEST. Filiada à FASUBRA (Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras). Representa e defende os servidores técnico-administrativos da UFSM perante a universidade, comunidade em geral e governo. Tem 3094 associados, que mantêm o sindicato mediante o pagamento de uma mensalidade descontada em folha.

A ASSUFSM oferece aos associados convênios com lojas, farmácias, supermercados, papelarias e convênios de saúde. E possui uma Sede Campestre para os filiados.

Funções do Sindicato

- Defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais e administrativas;

- Garantir o patrimônio dos associados e a autonomia na tomada de decisões a nível nacional, concretizando a idéia de um sindicato forte, participativo e democrático;

- Formar sindicalistas com consciência crítica independente da realidade política brasileira e da sociedade brasileira;

- Defender a participação dos servidores no movimento das universidades brasileiras, ampliando o respaldo político da associação frente às reivindicações trabalhistas.

- Encaminhar a política geral, o plano de ação e as suas deliberações das instâncias do SINTEST/RS;

- Lutar pela manutenção da dignidade dos trabalhadores em educação da UFSM e pelo aperfeiçoamento da administração universitária, bem como pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão;

- Representar o SINTEST/RS na base da categoria em questões de seu interesse;

- Promover a integração com demais categorias na Instituição , bem como outras Entidades Representativas;

- Estabelecer contribuições financeiras para a manutenção de suas atividades;

- Organizar campanhas de filiação ao SINTEST/RS;

- Assinar, quando necessário, com o acompanhamento da Diretoria do SINTEST/RS, acordos e convenções específicas de sua base;

- Desenvolver atividades culturais, sociais, esportivas visando, desse modo, à elevação do nível sócio-cultural da categoria;

- Propiciar convênios que sejam de interesse da categoria;

- Prestar assistência jurídica aos filiados na sua base específica



Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (ASSUFSM)

CNPJ 88.112.420/0001-00 - Fones (55) 3220-8123 e (55) 3220-8385 - Fax: (55) 3226-2600

Campus Universitário, Prédio da Administração Central, 10º andar, sala 1006

E-mails: secretaria.assufsm@terra.com.br (Secretaria) comunicaassufsm@gmail.com (Assessoria de Comunicação)

SINTEST-RSFASUBRAFASUBRA